quarta-feira, 27 de março de 2013

Livros, Livros, Livros #4

Mermaid- Uma Reviravolta no Conto Original



Título: Mermaid
Autor: Carolyn Turgeon
Páginas: 336
Editora: iD Editora

Mermaid é narrado por duas princesas. A princesa Margrethe, filha do rei do Norte e a princesa Lenia, filha do rei dos oceanos.
Margrethe passou a viver em um convento nas terras frias do norte após a morte de sua mãe, que despertou em sei pai um desejo por guerra, acreditando que a mulher fora vitima de alguma doença sulista, provocada propositalmente por seus inimigo.
Lenia, é uma sereia, que segundo uma antiga tradição, poderia visitar a superfície em seu 18º aniversário. Sempre ouvira muitas histórias, contadas por sua avó, sobre a beleza que havia na terra dos humanos, e desejava muito conhecer os mistérios que lá existiam.
Sem esperar um segundo, assim que o dia de seu aniversário chega, Lenia nada avidamente até a superfície  mesmo com a tempestade que estava se formando e podia ser sentida mesmo debaixo d'água. Porém, o que a sereia encontra não é nem  um pouco bonito. A tempestade faz com que um navio naufrague e Lenia presencia a morte - que ela imaginava ser uma coisa bonita - de vários homens, esperando ver suas almas deixando os corpos e subindo aos céus. Quando percebe que nada disso vai acontecer, Lenia fica horrorizada, e então vê outro homem prestes a se afogar, nada até ele e o carrega até a praia, tomando o cuidado de manter sua cabeça fora da água.
Enquanto isso, no convento, Margrethe observa uma estranha movimentação na costa, e mal pode acreditar no que vê.
Uma sereia.
Aterrorizada e maravilhada Margrethe observa a figura mistica largar o homem na areia, com um olhar apaixonado e sonhador, despedindo-se dele com beijos no rosto e nos lábios.
Lenia não podia permitir que aquele estranho, macio e quente ser morresse. Quando viu Margrethe, concentrou todos os seus pensamentos nela, e implorou para que viesse ajudar o homem que ela acabara de salvar, mas ainda estava debilitado.
Margrethe ajudá-o e é então que todos os problemas começam.

Lenia está resignada a se tornar uma humana para poder rever o desconhecido por quem se apaixonou. Margrethe está decidida a fazer de tudo para que seu pai não quebre o acordo de paz com o Sul e inicie novamente uma guerra.
No meio da confusão, um triângulo amoroso se forma e duas princesas lutam por seus desejos de forma obstinada.

Sinceramente não me emocionei com os capítulos da Lenia. Ela parece mais uma adolescente egoísta bobinha, que faz tudo por um homem bonito, do que uma princesa que deveria prezar por sua gente.
Margrethe, apesar do romance, tem ideais mais nobres, pois viu com os próprios olhos a miséria e o horror que seu pai causou à população com sua sede por vingança.


O final foi bem surpreendente. Apesar de eu ter esperado outro desfecho, não me decepcionei. A tensão esteve presente do começo ao fim e prenderam minha tenção.
Recomodadíssimo!

OUTRAS CAPAS:



       



Nenhum comentário:

Postar um comentário